Fatores importantes e decisivos na fidelização de usuários

Além de acesso e visualização devem ser levadas em conta, e podem ser decisivos na fidelidade do usuário, ainda mais quando estamos tratando de web sites comerciais, aqueles que visam negócios, os seguintes fatores:

Avaliação Heurística
Heurística pode ser definida como um conjunto de regras e métodos que levam a resolução de problemas, portanto, no contexto web site, essa abordagem trata da detecção e correção de erros de páginas.
É aplicada através de testes de navegação reais, monitorados, que garantem a correção de aproximadamente 80% dos problemas de navegação de um web site.
Monitoramento

Para web sites comerciais é muito importante medir e gerenciar as atividades dos usuários durante a utilização do web site.
O grande diferencial da internet com relação às outras mídias é a possibilidade de saber o que os usuários estão fazendo no web site.
Esse monitoramento permite um melhor conhecimento de seus usuários e, portanto, um desenvolvimento de correções e funções voltadas especificamente para as necessidades do público que utiliza o web site. Usuário satisfeito é usuário fiel.

Relacionamento

Essencial. Relacionamento com usuários deve ser parte fundamental na estratégia de um web site.
Usuários querem e precisam ter um canal aberto para críticas, sugestões, elogios e dúvidas. Interações “one-to-one” são muito bem-vindas pelos usuários.
Mas cuidado! É preciso avaliar se a quantidade de canais de comunicação é suficiente e se esses canais funcionam dentro de parâmetros aceitáveis de resposta. Pior que não abrir o canal, e esquecer o mesmo aberto e sem resposta ao usuário.

Segurança

Web sites que solicitam, exibem ou gravam dados de usuários devem desenvolver e aplicar uma política de segurança clara e rígida, totalmente em conformidade com normas de ética e boa conduta.
E essa política de segurança deve atender não só apenas o relacionamento com o usuário, mas também a forma como os dados são armazenados e utilizados pelo web site.
É muito importante o usuário se sentir seguro. Confiança converte e mantém usuários.

Conclusão

Todos esses conceitos aplicados em conjunto com as normas e padrões do W3C, garantem uma boa possibilidade de fidelidade do usuário para com o web site, o que é fundamental para negócios na internet.
Claro que não podemos esquecer o principal que é o que o web site oferece, o conteúdo. Um ótimo web site sem um ótimo conteúdo não tem função. Um ótimo conteúdo aliado a um ótimo web site é a combinação ideal de sucesso.
Não esqueçam da “Lei do Clique”. A coisa mais fácil na internet é mudar de web site, basta um clique.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: