Google apresenta suas armas

O Google Phone foi apresentado ontem, só que ao invés de um simples celular criado por uma fabricante, é uma plataforma open source que vai rodar em celulares feitos pelas empresas HTC, LG, Motorola e Samsung. Os celulares vão estar a venda nos Estados Unidos no segundo semestre de 2008, pelas operadoras Sprint e T-Mobile (a AT&T ficou de fora dessa). Além disso, os celulares também vão ser vendidos na China, Japão, Alemanha, Itália e Espanha, em operadoras locais. A plataforma está sendo desenvolvida por 34 empresas, que compõem a Open Handset Alliance, como Skype, Nvidia e Intel, entre outras. Cada uma vai colaborar com a sua especialidade, a Nvidia vai criar placas gráficas e a Skype cuidar da parte de VoIP, por exemplo.
O CEO da HTC, tradicional parceira da Microsoft (que também ficou fora dessa), diz que o celular vai ser focado nos consumidores. O SDK para desenvolvedores deve ser lançado no próximo dia 12 de novembro, e a plataforma já está sendo desenvolvida há três anos, desde que o Google comprou a Android Inc. Além da AT&T e da Microsoft, quem também ficou de fora desta festa foram a Nokia, Sony Ericsson, Blackberry/RIM, Apple e Verizon.
O detalhe mais interessante é que a instalação da plataforma em novos celulares não vai custar nada para os fabricantes, o que deve reduzir os custos, e preocupar muito a concorrência. O Google não deve colocar sua logomarca nos novos celulares, pois o seu modelo de negócios é vender anúncios.
Na minha opinião, esta é mais uma jogada de mestre do Google. Se alguém tinha alguma dúvida de que o Google vai dominar o mundo, agora não resta mais.
Saiba mais sobre a
Open Headset Alliance.
Maiores detalhes sobre a nova plataforma e os celulares conceituais em breve. Enquanto isso, leia mais no blog
Google Discovery.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: